Bereshit (em hebraico), literalmente quer dizer "no início" ou "no princípio" e tem por objetivo o ensino da origem de todas as coisas.
Bereshit ou Gênesis , fala do início do universo, da natureza humana. Tanto a tradição oral judaica quanto a tradição cristã atribuem a autoria do Pentateuco a Moisés. Passagens do Novo Testamento também comprovam esta crença. e foi escrito por Moisés 1500 anos de Cristo.
João 5
46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.Marcos 1
44 E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Marcos 12
26 E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?Lucas 20
28 Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.João 7
19 Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?
ESPECULAÇÕES DE JULIUS WELLHAUSEN
Há especulações sobre as fontes que Moisés teria utilizado para a escrita de Gênesis. Uma das mais controversas é a teoria de Julius Wellhausen, que afirmou no final do século XIX que diferentes fontes literárias, escritas de forma independente - indicadas por J, E, P e D, foram utilizadas pelo povo judeu entre os séculos X a VI a.C, alcançando sua forma final em 450 a.C. Todavia, com o avanço da Arqueologia (Albright, William F), achados arqueológicos datados do século XX a.C, comprovam que as histórias narradas por Moisés eram também conhecidas por outros povos: Ur, Nammu, Hammurabi e Eshunna.
Graças ao Eterno e à Arqueologia, a tese de Wellhausen foi derrubada.
O arqueólogo Allbright encontrou uma carta do rei Josias, onde ele pedia doações para reconstruir o Templo, no ano 800 a.C.
Segundo os rabinos, é proibido estudar o livro de Bereshit (Gênesis) de forma literal ou simbólica. Todos os segredos do Universos e da natureza humana estão em Gênesis. Através do estudo desse livro, podemos saber como éramos, como somos e de que forma voltaremos ao princípio.
HAJA LUZ
Esta luz não é a luz do dia, pois o sol foi criado no quarto dia. Esta expressão em hebraico, significa BASTA. CHEGA ! Neste momento houve uma reorganização da Criação. Deus permitiu que por um tempo a terra ficasse caótica. Entre os versículos 1 e 2, pode ter-se passado milhões de anos. Para o Planeta Terra ter-se tornado um caos, significa que ele não era assim; tornou-se.
Depois do "haja luz", Deus prepara a biosfera para receber a coroa da Sua criação: o homem.
Fonte:
Curso de Teologia da Restauração - CATES Centro Avançado de Teologia Ensinando de Siçao, ministrado pelo Professor Matheus Zandona Guimarães.
http://galeriabiblica.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário