Na Conferência de Wannsee, realizada na Alemanha, em 20 de janeiro de 1942, quinze membros do alto escalão nazista reuniram-se para discutir a "solução final para o Problema Judaico". Lá, planejaram o extermínio de 11 milhões de judeus já identificados na Europa e na Rússia.
Cerca de 500 mil judeus já haviam sido mortos por vários meios, mas o método que matava pela inalação de gás dentro de camionetes fechadas, que começou a ser usado em 08 de dezembro de 1941, mostrara-se "lento demais e ineficiente". Eichmann confessou que, em Wannsee, eles "falaram sobre métodos de matar, sobre liquidação, sob extermínio".
Hitler e seus asseclas nazistas não agiram sozinhos. Eles não poderiam ter levado adiante o Holocausto sem a colaboração do povo alemão como um todo. Mas Hitler e os alemães não são os únicos responsáveis pelo Holocausto. Muitos outros governos dividem essa responsabilidade. O mundo não quis ser perturbado pelo horror de algo que todos sabiam estar acontecendo - e muito menos fazer qualquer coisa a respeito.
Através de informações confiáveis dos serviços de inteligência, os Estados Unidos já tinham pleno conhecimento do extermínio dos judeus, no mínimo em agosto de 1942. O telegrama 354, enviado pelo Departamento de Estado em 10 de fevereiro de 1943, fechava os canais secretos de comunicação com os informantes e dizia que relatos sobre o extermínio dos judeus não eram mais de interesse e não seriam aceitos nos canais diplomáticos.
Em outra conferência, promovida pelos Estados Unidos, num luxuoso hotel Royale, em Evian, França, às margens do Lago Genebra, trinta e dois países se reuniram para discutir o agravamento da situação dos judeus. Embora o Presidente Roosevelt tenha convocado a conferência, ele deixou claro, desde o início, que os Estados Unidos fariam nada .
Essa conferência deu a Hitler uma bela oportunidade de lavar as mãos como Pilatos e de mostrar que o mundo inteiro era seu parceiro na destruição dos judeus !
Hitler se propôs a deixar os judeus partirem e nenhuma nação se mostrou disposta a abrir os braços para recebê-los. Nenhuma !
Mais tarde, quando a guerra já estava se desenrolando e Hitler precisava deseperadamente de dinheiro, ele colocou à venda 500.000 judeus por dois dólares cada e ninguém se ofereceu para resgatá-los da morte, nem mesmo por essa pechincha ! Não havia necessidade de milhões de judeus perecerem nos crematórios de Hitler; isso só aconteceu porque os líderes mundiais não valorizavam os judeus como seres humanos a ponto de recebê-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário